Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
E aí, pessoal! Tudo certo? Aqui é José Victor de Oliveira, do Criador de Youtubers. Hoje vamos falar de uma situação que pode deixar qualquer um com a pulga atrás da orelha: “Será que fulano me bloqueou no Telegram?”. 😬
Diferente de outras redes, o Telegram é super focado em privacidade, então ele não te avisa com todas as letras quando alguém decide te bloquear. Mas calma! Existem alguns sinais e pistas que, juntos, podem indicar que você entrou para a “lista negra” de alguém.
Neste post, vamos te mostrar quais são esses sinais para você tirar essa dúvida (ou pelo menos ter uma boa ideia do que aconteceu!). Bora investigar?
O principal motivo de não existir um aviso claro de “Você foi bloqueado” é a privacidade. O Telegram acredita que a pessoa que bloqueia tem o direito de fazer isso sem que a outra pessoa seja notificada diretamente. Faz sentido, né? Isso evita confrontos e situações chatas.
Por isso, temos que agir como detetives e procurar por um conjunto de pistas! 🕵️♂️
Lembre-se: nenhum desses sinais isolados é 100% certeza (com uma exceçãozinha que vamos ver), mas se você notar vários deles acontecendo ao mesmo tempo com um contato específico, as chances de bloqueio são altas.
Uma das primeiras coisas que você pode notar é a foto de perfil da pessoa. Se antes você via uma foto normal e agora só aparece as iniciais do nome dela, ou um avatar genérico cinza, pode ser um sinal. A pessoa bloqueada deixa de ver a foto atualizada.
Esse é um dos indicadores mais confiáveis! Normalmente, você vê algo como “visto recentemente” ou “visto esta semana”. Se o status dessa pessoa mudou permanentemente para “visto há muito tempo”, mesmo que ela use o Telegram com frequência, é um forte indício de bloqueio.
Se TODAS as mensagens que você envia para essa pessoa ficam permanentemente com apenas um check (✓) (enviada) e nunca recebem o segundo (✓✓ – entregue), pode ser um bloqueio. Mas cuidado, isso também pode ocorrer se a pessoa estiver offline há muito tempo ou tiver excluído a conta.
Você não consegue mais ver o status “online” da pessoa, mesmo em horários que ela costumava estar ativa.
Tente adicionar o contato a um grupo novo que você criou. Se aparecer um erro imediato dizendo algo sobre configurações de privacidade impedindo a adição, é quase certeza de bloqueio.
Se as chamadas falham imediatamente ou os botões de chamada não estão disponíveis para esse contato, pode ser outro sinal.
Reforçando: tirando o erro ao adicionar ao grupo, observe a combinação de vários sinais acontecendo juntos e de forma persistente para ter mais certeza.
Bloqueio vs. Conta Excluída: Se a pessoa excluiu a conta, geralmente o nome muda para “Conta excluída” e você não consegue mais interagir. É diferente dos sinais de bloqueio.
A melhor atitude é respeitar a decisão da outra pessoa. Evite insistir ou tentar contornar o bloqueio com outro numero ou criando contato fake, pois isso raramente vai adiantar, e alimentar apenas a sua frustação, mesmo que o contato for de um golpista, você não ira conseguir recuperar só por chamar ele novamente. Siga em frente.
O Telegram não te avisa diretamente. Você precisa observar um conjunto de sinais: a foto de perfil da pessoa some ou fica genérica só para você, o status “visto por último” fica permanentemente como “há muito tempo”, suas mensagens ficam sempre com apenas um check (✓) e nunca são entregues (✓✓), você não vê mais a pessoa online e, o sinal mais forte, você recebe um erro de privacidade ao tentar adicioná-la a um grupo novo.
Para quem bloqueia: Você para de receber mensagens, chamadas e atualizações de status (foto, online) da pessoa bloqueada. A conversa antiga geralmente permanece, mas sem novas interações. Para a pessoa bloqueada: Ela experiencia os sinais descritos acima (não vê foto atual, status congelado, mensagens não entregues, não consegue ligar ou adicionar a grupos).
Isso é diferente de ser bloqueado. Quando alguém exclui a conta, o perfil dessa pessoa geralmente muda o nome para “Conta excluída” (ou “Deleted Account”), a foto some permanentemente para todos, e você não consegue mais enviar mensagens (pode dar erro ou ficar com um check para sempre, similar ao bloqueio em alguns casos). O histórico de mensagens em chats privados pode permanecer, mas o nome estará como “Conta excluída”.
Pelo Telegram, não é possível. O bloqueio impede totalmente a comunicação direta (mensagens, chamadas) dentro da plataforma. Tentar usar outras contas ou pedir para amigos em comum passarem recado geralmente não é uma boa ideia e desrespeita a decisão da pessoa que bloqueou. Se a comunicação for realmente necessária e apropriada, ela precisará acontecer por outro meio (telefone, outra rede social, pessoalmente), mas apenas se a outra pessoa também quiser.
Saber com 100% de certeza se alguém te bloqueou no Telegram pode ser complicado, mas observando a combinação dos sinais que vimos – principalmente a mudança no “visto por último” e o erro ao adicionar a um grupo novo – você pode ter uma resposta bem confiável.
Lembre-se sempre de usar essa informação com maturidade e respeitar a privacidade e as decisões dos outros usuários.
E você, já desconfiou que foi bloqueado no Telegram? Notou algum desses sinais? Tem mais alguma dica? Compartilha com a gente nos comentários!